segunda-feira, junho 21

Conheça o brasileiro que criou o videogame que se joga sem joystick

Kinect, desenvolvido por Alex Kipman, tinha o nome da cidade de Natal.

Acessório utiliza movimentos do corpo e reconhece voz de jogador.

Uma das tecnologias de maior destaque da Electronic Entertainment Expo (E3) 2010 foi criada por um brasileiro. O Kinect, acessório do console Xbox 360 capaz de captar os movimentos dos jogadores e que dispensa o uso de qualquer joystick, é o mais famoso “filho” do engenheiro Alex Kipman, 31 anos.

Curitibano, ele vive há 14 anos nos EUA, o que não evitou que ele homenageasse uma de suas cidades prediletas ao dar o nome provisório para o produto que depois iria se transformar no Kinect: Projeto Natal.

Na Microsoft, Kipman é diretor de incubação de projetos da divisão Xbox, coordenando pesquisas que buscam trazer novas tecnologias para o console. Ele também ajuda a desenvolver o produto que será o sucessor do Xbox 360 – e que, segundo as previsões mais otimistas, deve chegar ao mercado apenas em 2013.

Com o Kinect, conta Kipman, a intenção era levar ao jogador uma experiência mais natural de jogar videogame, dispensando o uso de um controle físico e, dessa forma, atraindo o interesse de mais pessoas para os games.

É um avanço em relação ao Nintendo Wii, considerado revolucionário quando foi lançado em 2006. O videogame criado pela empresa japonesa também utiliza movimentos como comandos, mas não elimina o joystick.

Diferentemente das câmeras convencionais dos consoles e dos PCs, o Kinect utiliza uma tecnologia que consegue mapear o jogador em três dimensões. Assim, o sistema consegue saber onde estão braços, pernas e cabeça do jogador, interpretando os movimentos. Em games de corrida, o jogador só precisa levantar os braços, fazendo de conta que está segurando um volante, para pilotar o veículo; em jogos de dança, é necessário realizar os mesmos movimentos que aparecem na tela.

Além dos movimentos, o Kinect reconhece comandos de voz. No jogo “Kinectimals”, cujo objetivo é interagir com alguns bichinhos virtuais, o jogador utiliza as mãos para fazer carinho e brincar. Além disso, é possível dar comandos de voz como, por exemplo, chamar o bichinho pelo nome para que ele chegue mais perto da tela ou dar algumas ordens para que ele pule.

Os jogadores também poderão comandar o console Xbox 360 com a voz. Falando, será possível iniciar e parar a reprodução de filmes e usar alguns dos aplicativos do videogame, como Twitter e Facebook. A Microsoft Brasil confirmou que o Kinect aceitará comandos em português quando o acessório for lançado no país, no final de novembro.

Nos EUA, o acessório será lançado em 4 de novembro. Até lá, Kipman, que diz não conseguir descrever a sensação de felicidade ao ver as pessoas se divertindo com sua invenção, ficará ajustando os últimos detalhes do aparelho.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/06/conheca-o-brasileiro-que-criou-o-videogame-que-se-joga-sem-joystick.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

"Acesse a sua conta Google para poder comentar. Clique aqui para ler nossos Termos de Uso."






ARQUIVOS DO BLOG

  © InfoWeb - Todos os Direitos Reservados 2010 - 2012 - Template InfoWeb.

Voltar ao Topo do Blogger