sábado, julho 17

Anima Mundi mostra sucesso da animação brasileira no exterior

A animação brasileira já é uma das mais respeitadas do mundo - agora, quer ser a melhor. É que o mostra no Rio de Janeiro o festival Anima Mundi

Movimentos de um mundo encantado... Agilidade, emoção, fantasia... de repente, a ficção leva a uma realidade que surpreende:

O Anima Mundi mostra, há 18 anos, as melhores produções no Rio e em São Paulo. As cenas das telas andam provocando a cobiça de estrangeiros na arte feita em vários estados.
Sucesso absoluto no exterior. E um enorme desafio para o mercado: não há gente capacitada para tanto trabalho.

“Nunca foi tão bom ser animador no Brasil. Hoje em dia, um bom animador está valendo ouro. Quando eu comecei minha carreira, nunca ia imaginar que ia ter anúncio de ‘procura-se animador’”, diz Célio Coelho, diretor do Anima Mundi.

Numa agência de animação, há um ano, trabalhavam 15 animadores. Hoje, por conta de muitas co-produções com outros países, são 80. Muitos precisaram ser treinados - e rapidamente. Não existem escolas suficientes no Brasil para a formação de animadores.

“Nós temos algumas escolas de animação no Brasil, mas elas ainda estão engatinhando. Então a maioria dos profissionais que a gente tem aprende por conta própria, por amor à animação... fica difícil ter uma formação formal encontrar profissionais”, conta a animadora Cíntia Shawyie.

Não são poucas as produtoras do Rio que estão trazendo gente de outros estados. Com salários que variam de R$ 3 mil a R$ 6 mil por mês, podendo chegar a bem mais, os convites são aceitos na hora...

“Eu me formei na UFMG, de Belo Horizonte. Nem pensei duas vezes, arrumei as malas e parti pra cá”, diz David Mussel.

São muitos os projetos que estão sendo apresentados pelo Brasil em feiras internacionais de animação. Se a maioria deles for realizada, o que é plenamente possível, não haverá profissionais em número suficiente no país. Muitos produtores já pensam em buscar mão de obra em terras bem distantes.

“Argentina, Canadá, pouco menos Alemanha e França, países que têm mais relação com o Brasil nesse setor de animação”, enumera o produtor Felipe Tavares.

Mas a grande torcida entre eles é que, bem depressa, surjam novas escolas técnicas e universitárias... Assim nossa animação poderá se gabar: ser genuinamente brasileira.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/07/anima-mundi-mostra-sucesso-da-animacao-brasileira-no-exterior.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

"Acesse a sua conta Google para poder comentar. Clique aqui para ler nossos Termos de Uso."






ARQUIVOS DO BLOG

  © InfoWeb - Todos os Direitos Reservados 2010 - 2012 - Template InfoWeb.

Voltar ao Topo do Blogger