segunda-feira, julho 19

ANIMA MUNDI - Primeiro filme nacional em 3D é mostrado em festival de animação

O Anima Mundi completa 18 anos e apresenta a prévia da primeira produção brasileira em três dimensões. Na produção, dois personagens percorrem vários pontos turísticos do nosso País.

video

Pode ser num papel, num computador. As ferramentas ajudam a contar histórias, e, acredite, para um segundo de animação, são necessários 12 desenhos. Para um filme inteiro, então, é usada uma quantidade de papel que, se empilhada, chegaria à altura de um prédio de 10 andares, de acordo com o animador Daniel Pudles.

A onda do 3D chegou ao festival. O primeiro filme do gênero feito no Brasil só estreia no ano que vem, mas o trailer pode ser visto a partir desta semana. A criação saiu de uma agência em São Paulo. O filme propõe uma viagem pelo País. ‘’As animações interagem com cenários reais”, explica a diretora e roteirista Mariana Caltabiano. Personalidades famosas participam da animação junto com os personagens, como a ginasta Daiane dos Santos.

O segredo de um filme em 3D está nesse equipamento, um estereoscópio chamado Rig. São duas câmeras acopladas a um jogo de espelhos. Elas podem estar dispostas dessa forma ou uma câmera do lado da outra. Cada lente capta o que seria visto por um dos olhos. Quando a gente vai olhar a imagem na tela grande, a impressão é de que ela está meio fora de foco. Mas é só colocar os óculos para ver a imagem perfeita. Essa é a magia do 3D.

Na hora da exibição, as imagens ficam um pouco sobrepostas. “Cada olho está enxergando de uma forma diferente. Se você colocar o seu dedo na frente do olho piscado, vai ver que as coisas atrás mudam de posição”, diz o diretor técnico Marcelo Siqueira. O resultado surpreendeu até a diretora do filme. “É como se fosse uma janela para conhecer o Brasil, como se você estivesse viajando com os personagens”.

O Anima Mundi 2010 acontece de 16 a 25 de julho no Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França-Brasil, Centro Cultural Correios, Praça Animada, Odeon BR, Oi Futuro (Ipanema e Flamengo) e Arteplex) e de 28 de julho a 1 de agosto em São Paulo, no Memorial da América Latina e no CCBB-SP.

Para esta edição, os diretores receberam mais de 1500 inscrições e selecionaram 452 filmes, de lugares como França, Alemanha, Austrália, Israel, Polônia, Argentina, Taiwan, Letônia, Coreia do Sul, Finlândia, Rússia, Singapura e China, além da estreante República da Macedônia. O país com maior número de obras é o Brasil, com 108 títulos. Para mais informações acesse: http://www.animamundi.com.br/

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/07/anima-mundi-comemora-expansao-do-mercado-de-animacao-no-brasil.html

3 Comentários:

Anônimo disse...

Isso mostra que o Brasil está tomando vergonha na cara e tem capacidade SIM de criar filmes/animações que prestem, e que podem evoluir um pouco do 3D nesse fim de mundo!!

Caio Almeida disse...

Ehh... o Brasil criando e inovando cada dia mais!!!

Caio Almeida disse...

Comentem os Posts!! Grato

Postar um comentário

"Acesse a sua conta Google para poder comentar. Clique aqui para ler nossos Termos de Uso."






ARQUIVOS DO BLOG

  © InfoWeb - Todos os Direitos Reservados 2010 - 2012 - Template InfoWeb.

Voltar ao Topo do Blogger