segunda-feira, dezembro 6

Kinect vira um quadricóptero


Parece que estão surgindo formas cada vez mais divertidas e, digamos, não-oficiais de se usar o Kinect, mesmo ele sendo feito para se acoplar ao Xbox. Um deles é um quadricóptero, que usa o sensor de movimentos para identificar obstáculos e voar sozinho, sem necessidade de um humano orientando o robô com um controle remoto.

O Kinect, pousado no quadricóptero, capta dados visuais do ambiente e os transfere para um computador rodando Ubuntu, por meio de um driver de acesso ao hardware do aparelho. Com base neles, o quadricóptero consegue ter noção da altitude em que se encontra. Como o Kinect não é de ferro, outros sensores o ajudam ao captar dados das laterais e identificam quando ele muda de direção. Os sensores também produzem dados de altitude para servirem de backup se o Kinect engasgar.

Tudo isso não foi inventado por um hacker genial que está trabalhando 24 horas por dia desde que comprou o seu Kinect. O quadricóptero foi inventado na Universidade de Berkeley, e é parte de um projeto de pesquisa focado em veículos autônomos (principalmente os aéreos).

De quebra, o sensor de movimentos ainda dá um aspecto mais humanóide ao quadricóptero. Empoleirado em sua estrutura, ele até parece ser a cabeça e os olhos do robô. Só esperamos que ele não voe longe o bastante para fugir de casa.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

"Acesse a sua conta Google para poder comentar. Clique aqui para ler nossos Termos de Uso."






ARQUIVOS DO BLOG

  © InfoWeb - Todos os Direitos Reservados 2010 - 2012 - Template InfoWeb.

Voltar ao Topo do Blogger